terça-feira, 25 de junho de 2013

   O período junino no Maranhão é bastante festejado, ultrapassando fronteiras, sendo um dos maiores eventos que concorrem para a divulgação do turismo no país, e, o São João realizado na Zona Rural, denominado Arraial dos Povoados, em Brejinho, distante 40Km da sede, inseriu-se como destaque das diversidades culturais no Maranhão, graças ao Desembargador Guerreiro Junior e a empresária Gisely Veloso, que de forma pioneira e compromissada estão valorizando as lendas, danças e tradições folclóricas da Zona Rural.
  Lideranças comunitárias estão felizes da vida, pois as variadas manifestações estão sendo mostrado aos milhares de admiradores de quadrilhas, bumba-boi, tambor de crioula, e mangaba, que costumeiramente são deixadas de lado, pois a Zona Urbana é que recebe o prestígio de ter sempre as melhores atrações.
   O Desembargador Guerreiro Junior e a empreendedora dinâmica e organizada Gisely Veloso, não mediram esforços para que a Zona Rural de maneira inédita tivessem um arraial a nível de capital do estado, essa iniciativa promove sem sombras de dúvidas, a preservação e promoção da diversidade.
  A líder comunitária Damiana declarou que o Boi de Brejinho já foi cultura popular, e que hoje está mais valorizado do que nunca, declaração semelhante fez o jovem Junior que faz parte da organização e produção do Bumba-boi,  ele acrescenta que os jovens estão muito animados no 1° Arraial dos Povoados.
  No sábado foi um pré abertura com sucesso total e no Domingo foi uma ebulição de prefeitos, ex-prefeitos, empresários e a sociedade em geral que divertiam-se com variadas atrações, como, Tchaca, o sanfoneiro Sales, Teresa Canto que incendiou literalmente o Arraial, Banda Swing Mania e bandas de forró do Ceará.
    Os prefeitos de Santa Inês, Gonçalves Dias, Bom Lugar, Magalhães de Almeida, o ex-prefeito Tratorzão de São Domingos, a presidente da Câmara de Barra do Corda, empresários de São Luis, Balsas e Imperatriz. Vereadores e também o prefeito Zé Alberto, a ex-primeira dama Jamille Suzart, o ex-vice prefeito Almir Junior, o Deputado Federal Alberto Filho, o secretário de turismo Jura Filho, também estiveram presentes, apoiando a grandiosa festa, o apogeu do São João é no Brejinho, uma democratização no acesso à cultura, se todos fizessem sua parte, todos ganhariam.

  A transformação radical que foi estabelecida com esse novo momento de resgate das expressões  culturais tem criado alternativas também para a economia , pois  barracas de comidas típicas, lembranças da época, venda de bebidas e entretenimento também receberam um suporte essencial para melhoria da qualidade de vida do povo da Zona Rural, hoje as pessoas que vivem no interior não somente plantam e colhem,  mas também divertem-se com muita alegria e solidariedade em mover de forma coletiva um SÃO JOÃO que mandou ver, simplesmente sensacional, que tem levado milhares de pessoas que estão encantadas, e que jamais haviam visto um evento magnífico como esse. Dr. Guerreiro faz história, pois homens marcantes deixam um pouco de si por onde passam.

0 comentários:

Postar um comentário