quarta-feira, 26 de junho de 2013



O arraial do Brejinho tem despertado pulgas atrás da orelha de muita gente, ocorre que principalmente certos políticos, “não fazem e não deixam fazer”, a partir do momento que o Desembargador Guerreiro Junior e a empresária Gisely Veloso estão fazendo um movimento cultural na zona rural do município, simplesmente de natureza histórica, muita  gente está apavorada.
   Os olhos gordos, talvez vislumbrem somente agora, que na zona rural tem pais e mães de família, jovens, mulheres e crianças, todos os segmentos que diuturnamente labutam e que precisam de políticas públicas que atendam as suas necessidades, pois bem, a cultura de um povo, sendo valorizada, significa que está havendo promoção e respeito das tradições. O Desembargador Guerreiro e a empresária Gisely Veloso foram procurados por inúmeras lideranças rurais, que se sentindo á margem, declararam a importância de ter o Boi de Brejinho que muitos não sabiam nem o nome, sendo resgatado, pois na gestão do Dr. Lisboa, a ex-primeira dama Jamille Suzart deu muito incentivo, mais passado o mandato, tudo estagnou.
   Não é porque se mora no interior, que as pessoas não sabem o que é bom, não têm visão crítica, não sabem fazer escolhas, como muitos assim pensam, e especificamente sobre a cultura, na zona rural também se passam as tradições de geração para geração. O fato de atualmente o Dr. Guerreiro e Gisely Veloso interagirem nas comunidades rurais, esta melhorando festas, o artesanato, danças, rituais, gastronomia, costumes, também tem economia, geração de emprego e renda e um patrimônio cultural sendo respeitado, é uma impactação positiva. Todos esses aspectos tem causado  ciúmes em alguns, indignação, em uns tolos, e,  aprovação de todos os que sabem a importância dessa relação cultural. Certos políticos devem reconhecer essa transformação da zona rural, não fingir que não é importante e colocar boatos de que o Desembargador tem pretensões político- eleitorais, é preciso que saibam que Brejinho e os demais povoados tem eixos, onde a vida se organiza, se articula, e sabe que a globalização existe, além do mais vivemos em um estado democrático de direito todos nós podemos fazer as escolhas políticas, religiosas, sexuais, ou quaisquer outras que queremos.
   O Chefe Executivo de Bacabal tem a obrigação pelo cargo que ocupa, de ser parceiro de iniciativas como essas, ele deve banir quem dentro de sua gestão pense ao contrário, pois é ridículo não ter uma linha conceitual de que um prefeito não governa sozinho, e, que todos aqueles que acham que Dr. Guerreiro e Gisely Veloso têm interesses, devem saber que não é proibido, ilegal ou imoral.
   Uma cidade deve ter um plano diretor que não exclua a zona rural, em todos os seus aspectos, picuinhas, ciúmes, brigas de comadres é muito pequeno, para quem deseja uma sociedade progressista,é preciso deixar a inveja de lado e fazer como esta se fazendo no Brejinho, colocando-o na trilha da cultura.

0 comentários:

Postar um comentário